sábado, 5 de junho de 2010

23.05.10 - La Paz à Cochabamba-Bolivia

Entramos na Bolivia pela fronteira no municipio Peruano de Desaguadero, pra ser sincera, fiquei assustada com a movimentação de pessoas de um lado ao outro da fronteira com mercadorias, chegamos com as motos e pareciamos seres de outro planeta, todos nos observando, tudo muito estranho... demoramos bastante para sair do Peru e liberar a entrada na Bolivia, você percebe nitidamente algo de estranho... e depois de umas platinhas pra cá e outra pra lá e mais seis horas, seguimos para La Paz já era perto das 21 horas, mas naquele lugar da fronteira não tinha como pernoitar, fiquei com medo, porque não sabimos se quando acordassemos ainda encontrariamos as motos, lá dá a sensação de que é terra de ninguem, parece um faroeste, e muitos querem saber pra onde voce vai, quanto vale as motos... enfim, ficamos espertos, tratamos de sair logo atras de algumas vans, chegamos a La Paz as 11 horas da noite, estrada boa , a visão de La paz a noite é maravilhosa, de longe se vê um clarão alaranjado e quando se chega perto um rastro de luz encantador. No dia seguinte aproveitamos para fazer o cambio, pois não tinhamos dinheiro boliviano, pegamos um taxi e fizemos um pequeno tour no centro de La Paz, tomamos um café reforçado e por volta das 12 horas partimos pra Cochabamba, 400 km, chegamos por volta das 19 hs, estrada muito bonita subimos pela cordilheira em altura de até 5400 mts, frio e muitas curvas, cenário de filme, lindo!., em Cochabamba aproveitamos para fazer compras existe um mercado imenso que na verdade é u:conjunto de mercado que se encontra de tudo de comida , vestimentos, moveis e eletros, chamam esse local de Cantia- o maior dos mercados é o La Pampa, e realmente tudo muito , mas muito barato. No dia seguinte partiremos para Santa Cruz de La Sierra, última etapa internacional, para embarcamos no Trem da Morte que chega até a fronteira do Brasil com Corumba, na cidade de Puerto Quijarro.(600 km de estrada de ferro - 19 hs de viagem)